Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Hóstia sagrada dos Andinos
..<
Parece-me que foi ontem que fui a La Paz
com meu amigo Hernán Hunanca, mascar folhas
de coca.
Minha primeira mascada sagrada na fonte
embrenhados na comarca de Yungas e o Tititaca
entre coloridas cholas e camponeses cocaleiros.
Parece-me que foi ontem quando a grande esfera
de prata descia do véu branco das montanhas
em oferenda a Pachamama. Meu espírito vagou pelas
Plantações das aldeias em rituais a deusa e mãe
das terras andinas.
Parece-me que foi ontem nas margens do gigante colossal
Pedra do Puma, que senti a brisa do sangue Inca e o cheiro
da carne cortada na lâmina da espada Espanhola.
E meu espírito ainda jovem de revolução consternado chorou. 
Masquei coca contemplando o gigante silencioso
Lago Tititaca.
Bento Calaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário